domingo, 13 de outubro de 2013


Caríssimos Irmãos e Irmãs,

“Estamos bem obrigadas a bendizer e louvar a Deus,
dando força ainda maior umas às outras para fazer o bem no Senhor.”
Santa Clara

Do coração brota este louvor e ação de graças pelos inúmeros benefícios que Ele nos concedeu especialmente nos últimos meses e com alegria queremos partilhar com vocês.



O mês de agosto foi aberto sob o esplendor que emanou dos quatro cantos de nossa amada Terra de Santa Cruz pela visita de nosso Santo Padre, o Papa Francisco que com maestria espalhou nos corações próximos e distantes as sementes do amor e da bondade do Pai das misericórdias que Se fez humano em Seu Filho bendito e nos santifica e renova em Seu Santo Espírito e tudo isto resplendeceu em meio ao vigor e entusiasmo dos jovens da Jornada Mundial da Juventude e toda a beleza que este evento comporta e testemunha.



Com o Tema: “Senhor, eu creio em Ti, mas aumentai a minha fé” (Jo 20,27), celebramos a novena em honra à Mãe Santa Clara juntamente com todos os seus peregrinos e devotos, em comunhão com a Santa Igreja que nos pediu por meio do Papa Bento XVI um maior aprofundamento e revigoramento da nossa fé, o Ano da Fé.


Unir a temática da fé à vida de nossa Mãe Santa Clara foi extremamente oportuno e feliz, visto que ela abraçou com muito amor a sua fé e a professou em sua vida até o fim. Uma fé no amor incansável do Pai das misericórdias. Fé na Santa Igreja, da qual ela em tudo obedeceu como filha dileta. Essa fé que a levou a amar os mais pobres e necessitados, deixando para nós, suas filhas e seus devotos, o exemplo e testemunho de amor profundo: “Amor que é mais forte do que a morte” (Ct 8,6b).


No dia 11, pela manhã, tivemos a grande alegria de celebrar a Eucaristia com nossos irmãos: o Frei Marconi, OFM (Ministro Provincial) e o Frei Edson, OFM na Capela de nosso Mosteiro. Estiveram presentes alguns amigos, benfeitores e irmãos da OFS. Na homilia o Frei Marconi ressaltou a partir das leituras a vida de nossa Mãe Santa Clara e seu exemplo que resplandece para nós: o seu silêncio vivido no “deserto” onde somos desposados por Cristo e chamados a ouvir a voz de Deus para termos os Seus sentimentos, depois a contemplação que a leva a permanecer n’Ele. Ainda nos disse que “Clara não é só uma plantinha, mas uma árvore frondosa”. Após a Santa Missa, o Frei Marconi ficou ainda conosco e partilhou de modo informal e fraterno um pouco mais de nossa espiritualidade e da vida da Província. Concluímos este momento familiar com os freis da fraternidade de nossa Cidade.


À tarde após a procissão da imagem belissimamente ornamentada de Santa Clara pelas ruas onde está situado o Santuário, foi celebrada a Santa Missa, esta presidida pelo caríssimo Padre José Janédson de Oliveira, pároco de nossa Paróquia e concelebrada pelo caríssimo Padre Sátiro Cavalcante Dantas, reitor do Santuário de Santa Clara.

Celebrar a festa de nossa Mãe Santa Clara todos os anos é celebrar o nosso próprio carisma, nossa própria vocação. A luz que irradiou, continua a nos irradiar a cada dia e é por isso que rendemos graças ao Altíssimo, Onipotente e bom Senhor por todos aqueles que com amor e fé celebram conosco este momento de graça.


Para nós é impossível esquecer os rostos cheios de esperança que vem até nós, seja para nos saudar ou para abrir seus corações e pedir orações. Nesses momentos nos lembramos das palavras de nossa querida Mãe Santa Clara: “Considero-a auxiliar do próprio Deus sustentáculo dos membros vacilantes de Seu corpo inefável” (3CtIn 8).

E então com alegria seguimos nessa missão de irradiar também ao mundo, por meio de nossa Forma de Vida, essa verdadeira luz, a luz da fé, certas de que “a fé não é luz que dissipa todas as nossas trevas, mas lâmpada que guia os nossos passos na noite, e isso nos basta para o caminho” (Lumen Fidei, Papa Francisco).


Na segunda quinzena do mês de agosto (de 23 a 30.08), tivemos o nosso Retiro Anual sob a orientação e assessoria do caríssimo Frei Rubival Cabral Britto, OFMCap da Província da Bahia. Foram dias de profunda reflexão e de vivência fraterna. Os pontos abordados nas reflexões a partir de nossa espiritualidade foram: a graça da vocação, a vida fraterna e o envio. Cada um destes pontos vividos e contemplados na vida de nossos Seráficos Pais Francisco e Clara foram aprofundados com a sabedoria e a simplicidade do Espírito.


Fortalecidas e renovadas por estes dias profundos de graças nos empenhamos para os últimos preparativos da celebração do Jubileu de Prata de nossa querida Irmã Maria Karolyne de Jesus Crucificado. No sábado, dia 07 de setembro, recebemos a visita fraterna e querida do caríssimo Dom Severino Batista de França, OFMCap (Bispo de Nazaré da Mata - PE) que veio presidir a Santa Missa festiva. O Dom Severino é o pai espiritual da Irmã Karolyne; foi ele que a acompanhou desde o início do seu discernimento vocacional.


Assim, depois de vários meses de preparação, chegou o dia bendito: 08 de setembro, festa da Natividade de Nossa Senhora. Às 10 horas da manhã deu-se início no Santuário de Santa Clara a Santa Missa em ação de graças pelo Jubileu Argênteo de vida clariana de nossa querida Irmã Karolyne. Estavam presentes a sua querida mãe, a Sra. Maria Iêda e mais alguns parentes entre eles seu irmão Alfredo. Vieram também pessoas amigas e benfeitores do nosso Mosteiro. Como já dissemos presidiu a celebração o Dom Severino e os concelebrantes foram: Dom Magnus Henrique, OFMCap (Bispo de Salgueiro - PE), Padre Sátiro Cavalcanti Dantas (Reitor do Santuário de Santa Clara), Padre Hugo (Jesuíta de Russas - CE), Padre João Alfredo (Paróquia do Menino Jesus), Padre Crisanto (Reitor do Seminário Santa Teresinha), Diácono Aerton Alexander (Diácono Permanente da Arquidiocese de Olinda e Recife - PE) e Diácono Severino (Diocese de Nazaré da Mata – PE).


A celebração foi muito bonita e toda a Liturgia expressou o chamado e a escolha de Deus no coração humano e de modo especial na vocação de Irmã Karolyne. O Dom Severino na homilia fez uma retrospectiva na caminhada vocacional de sua filha espiritual, fazendo memória de momentos significativos vividos com ela e sua família e de modo especial se dirigiu a D. Iêda emocionando toda Assembleia. Agradeceu ao Senhor pelo precioso dom da vida consagrada, especialmente a vida contemplativa. Explicou com palavras densas o valor da vida contemplativa na Igreja e na Diocese e da luz que a vida clariana emana inspirada no carisma de nossos Pais Francisco e Clara.


No final da Santa Missa após os agradecimentos e cumprimentos nos dirigimos ao locutório para um almoço de confraternização com os familiares e amigos de Irmã Karolyne e os benfeitores do Mosteiro.

Nossas preces e gratidão ao Pai das misericórdias pela vocação e vida doada de nossa querida irmã: “Por isso dobro os joelhos diante do Pai de nosso Senhor Jesus Cristo (cf Ef 3,14) para que, pela intercessão dos méritos de sua Mãe, a gloriosa Virgem Santa Maria, de nosso bem-aventurado Pai Francisco, (de nossa bem-aventurada Clara) e de todos os santos, o Senhor que deu o bom começo dê o crescimento (cf. 1Cor 3,6.7) e também a perseverança até o fim. Amém” (Testamento de Santa Clara).


Logo depois, na mesma semana, no dia 11 de setembro, vivemos, com a comunidade paroquial onde o nosso Mosteiro está inserido, a Visita Pastoral de nosso Bispo Diocesano, Dom Mariano Manzana. Para este momento preparamos uma pequena celebração com a leitura da Palavra e a apresentação do histórico do Mosteiro, as nossas Irmãs e nossos trabalhos.

Dom Mariano nos dirigiu algumas palavrinhas informando-nos o que é a Visita Pastoral, o que já foi “visitado” nestes anos em que a Diocese vive e se enriquece com estas visitas. Agradeceu a nossa presença na Diocese, as orações, o dom da vida consagrada e contemplativa.

Acompanharam na visita ao nosso Mosteiro Dom Mariano o Padre Sátiro e o Padre José Janédson.


Por tudo e em tudo: BENDIGAMOS AO SENHOR !!!

Nossa saudação fraterna de toda Paz e todo Bem, desejando o melhor n’Aquele que é o mais belo dos filhos dos homens.

Suas Irmãs Clarissas
do Mosteiro Fraternidade São Francisco de Assis.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

Últimas Postagens