segunda-feira, 21 de maio de 2012

Mossoró, 20 de maio de 2012

“Pois é dando que se recebe”.
(São Francisco de Assis)

Caríssimos Amigos e Amigas do Mosteiro, paz e bem.

Hoje, dia da ascensão de nosso Senhor Jesus Cristo aos céus após sua Páscoa, representa o momento em que se inicia a verdadeira missão dos discípulos em levar ao mundo a boa nova do salvador. Não haveria data mais propícia para juntos iniciarmos uma grande missão, que é a de manter viva em nossa cidade e diocese a semente do evangelho plantada no Mosteiro Fraternidade São Francisco de Assis.

O Mosteiro das Irmãs Clarissas representa a continuidade do ideal de vida iniciado pelo Pobrezinho de Assis e pela Plantinha do Senhor, São Francisco e Santa Clara. Esses dois jovens entenderam que somente através da vivência do Evangelho de Cristo se encontra a perfeita alegria. Alegria essa de viver uma liberdade que é encontrada na fraternidade, no amor aos irmãos e irmãos e que permitem escolher estar cativo ao maravilhoso ato de servir ao próximo. Esse servir pode ser representado em atos, orações e no doce prazer de contemplar a todo o momento a criação de Deus.


A campanha dos Amigos do Mosteiro congrega pessoas que se sentem responsáveis em manter essa semente viva em nossa cidade e região, tem como objetivo a reforma e restauração do Mosteiro, porém simboliza a reconstrução da fé, da caridade, da fraternidade e do amor na vida de cada um que se sente Amigo e Amiga do Mosteiro.


Busca-se reunir fundos para as obras hoje extremamente necessárias ao Mosteiro, moradia das Clarissas, Irmãs da Segunda Ordem Franciscana, e que também tem seu papel evangelizador. A evangelização é muito mais do que repassar doutrinas, é ensinar valores, educar as novas gerações para serem cristãs e cidadãs conscientes e atuantes na sociedade, verdadeiros instrumentos de paz.

O Mosteiro é um espaço de descoberta da vocação através da oração, é também um local de descanso em um mundo que a cada dia se entrega ao individualismo acelerado e que se esquece de contemplar a beleza da vida. E para que esse espaço continue a semear esperança chegou à hora dos amigos e amigas do mosteiro entrarem em ação.

O título “Campanha dos Amigos do Mosteiro”, foi sugerido pelas próprias Irmãs Clarissas que define de forma informal e íntima o estado de quem se compromete a colaborar com a manutenção do mosteiro. Seu lema, “Pois é dando que se recebe”, trecho da oração de São Francisco, foi escolhido por significar dar e receber, a verdadeira reciprocidade de amor. As Clarissas se dão em oração e sacrifícios pelos seus irmãos e esses mesmos irmãos se dão em forma de auxílio para que elas exerçam seu ministério em condições mínimas de estrutura e segurança.

O Símbolo da campanha traz na sua parte central a silhueta da Cruz de São Damião, ícone da “reforma e restauração da igreja”, não apenas a igreja de tijolos, mas da Igreja de pessoas. No centro da própria Cruz, o Tau, outro grande representativo da vida franciscana, figura da cruz de Cristo. Em volta de ambas, diversos retângulos, de cores e tamanhos variados que constroem um mosaico a partir de vários elementos. Os elementos enfatizam que cada pessoa é importante nessa missão de socorrer o mosteiro, não importa sua cor, classe, instrução. Os retângulos conclamam a todos a se aproximarem dessa vocação, das Clarissas, do Mosteiro e dar a ele como que um suporte para que continue a ser realizada a missão das Irmãs que nele habitam, nele rezam, nele atraem para a nossa Diocese e nossa cidade os favores do Alto. Todos são importantes e, como num imenso mosaico de fraternidade, podem dar a sua contribuição, maior ou menor.

A campanha terá como ponto alto a realização de um Show beneficente, dia 22 de setembro no Porcino Park Show, com o Pe. Zezinho SCJ, grande expoente da música católica, reunindo numa grande confraternização todos os que acreditam nesse ideal vida ensinado pelas Clarissas. Os ingressos em breve estarão sendo vendidos ao preço R$ 20,00 (vinte reais) e toda a renda será revertida para Campanha.

Porém a campanha não se resume ao show, também estarão sendo vendidas as camisetas dos Amigos do Mosteiro no valor de R$ 20,00 (vinte reais). Os locais de venda serão: na Lojinha do Mosteiro aos domingos antes e após a missa e durante a semana na Livraria Rainha da Paz, Sapataria Vitória e Colégio Sagrado Coração de Maria. Complementando a arrecadação para as obras do Mosteiro, doações podem ser feitas no Banco do Brasil, através da agência 0036-1, Conta Poupança 8743-2, Variação 51, tendo como favorecido o Mosteiro Fraternidade São Francisco de Assis.

Todos são chamados a divulgar e propagar essa campanha em suas famílias, locais de trabalho, entre amigos e redes sociais. Que todas as pessoas possam se sentir um amigo e uma amiga do Mosteiro, transformando-se assim em um instrumento de paz, contribuindo com o semear de ideal de vida franciscano, o ideal da sociedade do amor, de um mundo mais fraterno, de mundo onde as pessoas tenham paz e bem.

E seguindo os ensinamentos do Pai Seráfico São Francisco, comecemos fazendo o que é necessário, depois o que for possível e de repente estaremos fazendo o impossível.

Que o Senhor nos abençoe e nos guarde e que São Francisco e Santa Clara roguem por nós.

Thiago Costa Carvalho
Juventude Franciscana – Fraternidade Irmão Sol, Irmã Lua

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

Últimas Postagens